Existe uma interdependência entre alimentação e atividade física, garantem os especialistas. O tipo de alimentação influencia diretamente sobre a disposição do indivíduo e o êxito na prática dos exercícios. Por isso, alimentar-se adequadamente antes e depois da atividade é tão importante.
O tipo de alimentação varia de acordo com o tipo físico de cada um e com a natureza do exercício. Mas, regra geral, não se deve praticar atividade física em jejum, já que nessa situação a taxa de açúcar no sangue fica muito baixa, comprometendo o desempenho e a estabilidade do organismo.
Consideradas as necessidades de cada pessoa, um cardápio balanceado deve contemplar os seguintes nutrientes e alimentos: frutas (in natura ou sucos), vegetais, carboidratos e proteínas, consumidos em porções e horários adequados. Esses alimentos servirão para recuperar o corpo, dando a energia necessária às atividades e facilitando o ganho de massa muscular.
Quem pratica exercícios leves precisa se alimentar pelo menos uma hora antes da atividade física. Para os que praticam pela manhã, um copo de suco de laranja ou uma fruta, são suficientes. Após o treino, um sanduíche de pão integral com uma fatia de queijo branco e frutas fecham de forma saudável. Aos que praticam à noite, é indicado um lanche um pouco mais reforçado, pois o corpo está desgastado com o dia de trabalho ou estudo.