Mas afinal, o que faz da quinoa um grão tão especial? O segredo está no equilíbrio entre a variedade de proteínas que ela oferece. Ou seja, cada grãozinho, por menor que seja, contém proteínas que são formadas por várias correntes de aminoácidos, combustível que nosso organismo necessita para produzir os hormônios e os anticorpos que garantem resistência a muitas doenças.
Trata-se também de uma fonte de energia (carboidrato) considerada boa pelos nutricionistas. De digestão lenta, a quinoa leva mais tempo em nosso organismo para ser transformada em açúcar, evitando o excesso de glicose, responsável pela formação de gordura. Em resumo, quem come quinoa se alimenta mais e engorda menos.
Além disso, ela é rica em vitamina A, importante na manutenção de nossas defesas, e em vitaminas B1 e B6, que ajudam a manter o tônus muscular e evitam doenças cardiovasculares. Sua composição traz ainda minerais, como ferro, fósforo, cálcio e zinco, essenciais para o desempenho de nosso metabolismo. Além de conter ômega 3, que ajuda na limpeza dos vasos sanguíneos.
Leve e de preparo rápido, é possível usar a quinoa em receitas de bolos e biscoitos (versão em flocos) ou, ainda, servi-la como acompanhamentos (versão em grãos) de pratos quentes ou frios.