Ingredientes simples que podem ser encontrados na feira mais próxima – como hortaliças, legumes, um pouco de carne ou frango. Juntos em água quente, com um pouco de sal e alguns temperos, como o cheiro verde, podem render um caldo delicioso. Se quiser caprichar, você pode incluir pouquinho de queijo ralado por cima e, claro, um pedacinho de pão – para limpar o prato!
A sopa é o alimento brasileiro por excelência, tendo em vista o caldeirão cultural que é o nosso país: todos os ingredientes chegados dos mais diversos lugares são bem vindos. Toda receita tem algo em comum: o caldo e os temperos, que dão um gostinho bom. Basicamente há três tipos de caldo: de carne, de frango ou de legumes. Nele, acrescentamos os ingredientes principais da sopa – como lentilha, feijão, ervilha ou mandioquinha, por exemplo.
Simples de preparar, ela está muito associada às dietas de emagrecimento. Seu caldo, que reserva os nutrientes dos ingredientes, nos traz uma sensação de saciedade mais rapidamente do que alimentos sólidos. Assim, comemos menos e evitamos o ganho de peso. Além disso, no jantar ela é imbatível. Sua base líquida e de digestão mais rápida evita que você vá para a cama com o organismo ainda trabalhando, tentando ingerir o alimento. Resultado: sono mais tranqüilo.