A esfoliação é um dos tratamentos de beleza mais acessíveis, ajuda a melhorar a aparência da pele e pode ser feita em spas ou mesmo em casa, com receitas fáceis. Recomendada para todos os tipos de pele, apenas com a ressalva do intervalo necessário entre as aplicações. No verão, se for tomar sol, lembre-se de esfoliar a pele com alguns dias de antecedência. Antes da depilação ela pode ser útil, facilitando a remoção dos pelos e evitando que encravem, por exemplo. Como ela ajuda na remoção das células mortas e impurezas, ajuda a renovar a pele, estimulando a produção de novas células.
Pode ser aplicada durante o banho ou num momento em que você deseja relaxar. As fórmulas e a quantidade variam conforme o tipo de pele, a área do corpo a ser esfoliada e a época do ano. Os dermatologistas explicam que a esfoliação não é indicada para regiões onde a pele é mais sensível, como colo e pescoço, e recomendam que a hidratação da pele seja feita logo após a esfoliação. Para peles normais e ressecadas, é indicada uma vez por semana; já nas peles oleosas pode ser realizada duas ou três vezes por semana. As peles com acnes inflamadas ou feridas só devem ser submetidas à esfoliação sob orientação médica.
Além do rosto, pernas, braços, costas e abdome, você pode utilizar a esfoliação nos pés, para suavizar calosidades e odores indesejados. Também é indicada para ser aplicada uma vez por semana, pois ajuda a remover a camada de queratina sobre os pés. Você mesma pode fazer em casa, com a ajuda de buchas vegetais e cremes esfoliantes.