Pode ser bem simples acrescentar porções de aveia às receitas e refeições de todo dia. No café da manhã, por exemplo, experimente cobrir frutas como mamão e banana com aveia em flocos – que também pode compor massas de pão, bolos e tortas, doces ou salgadas. Na sopa, uma colher de farinha de aveia no caldo quente ajuda a engrossá-lo e torná-lo ainda mais cremoso.
Esse ingrediente simples e barato pode fazer toda a diferença para o funcionamento de seu intestino. É que a aveia tem em sua composição uma fibra especial, chamada pelos nutricionistas de “solúvel”. Quando ingerida, essa fibra se une à água do organismo, formando uma espécie de gel que ajuda a limpar e eliminar as toxinas do intestino. Além disso, sua ação dificulta a absorção de gorduras, impedindo que elas se transformem em colesterol.
Bastam 75 g – cerca de duas colheres de sopa – de aveia diários para sentir o intestino funcionando melhor. Ao incluir a aveia em suas receitas e pratos, esteja atenta à ingestão de líquidos. Como sua fibra se liga à água existente no organismo, é preciso estar sempre hidratada, inclusive para aproveitar todos os benefícios que esse cereal pode oferecer.