O ferro cumpre uma função essencial para manter o nosso corpo saudável. Ele ajuda as células de nosso corpo a se manterem oxigenadas. Por isso, a falta dele nos traz sensação de cansaço.
De acordo com o Ministério de Saúde, a falta de ferro na dieta dos brasileiros é o maior problema relacionado à deficiência nutricional no país. Expelido facilmente pelo sangue, são as mulheres no ciclo menstrual que mais sofrem déficits de ferro no organismo. As grávidas são ainda mais vulneráveis. E não seria para menos: durante a gestação, o corpo demanda maiores quantidades desse mineral para a formação da placenta e do bebê – e mesmo para compensar a perda de ferro no sangue durante o parto.
A dose diária recomendada de ferro para os homens é de 8mg. Já as mulheres necessitam diariamente de, em media, 18mg para suprir as necessidades de seu corpo. Enquanto as gestantes precisam de, no mínimo, 27 mg de ferro por dia.
Por isso, especialistas aprovam cardápios para as mulheres em que alimentos ricos em ferro estão sempre em abundância: carnes vermelhas, fígado de boi, rins e coração de galinha. Há também em alimentos de origem vegetal, como folhas de rúcula, agrião e espinafre. Algumas leguminosas, a exemplo do feijão, da soja, da lentilha e do grão-de-bico, também contam em sua composição com a presença desse importante mineral para a saúde do corpo feminino.