Um estudo divulgado pelo Jornal Europeu sobre a Prevenção do Câncer (European Journal of Cancer Prevention) confirmou que faz muito bem comer uma maçã por dia. A pesquisa acompanhou hábitos alimentares de um grupo de pessoas saudáveis e outro formado por portadores de algum tipo de câncer.
O principal enfoque do trabalho foi comparar as rotinas alimentares de cada grupo pesquisado, observando, sobretudo, aqueles que comiam ao menos uma maçã por dia. Seu resultado foi categórico: a ingestão diária dessa fruta reduz em pelo menos 35% as chances de câncer no intestino. E mais: também ajuda na recuperação de quem tem algum tipo de incidência da doença.
O mérito está no fato de que a maçã é um conjunto poderoso de antioxidantes. Esses componentes neutralizam os radicais livres, moléculas formadas pelo nosso organismo que, em excesso, prejudicam a formação de nossas células, podendo gerar um tumor.
Fácil de encontrar, barata e saborosa, a maçã é uma boa companheira para carregar dentro da bolsa todos os dias e é uma excelente opção de lanche para o meio da tarde.