Foi-se o tempo que fazer exercícios durante a gravidez era um tabu. Hoje é reconhecido que manter as atividades físicas em dia durante a gestação não somente ajuda a mulher a controlar o peso e a manter uma postura saudável, como prepara mãe e bebê para o momento tão esperado do parto.
Mulheres que já incluíam atividades físicas em sua rotina antes de engravidar são aconselhadas a diminuir um pouco o ritmo na fase de gestação. Já aquelas que nunca praticaram exercícios podem ter na gravidez um ótimo motivo para começá-los, mas apenas após o terceiro mês de gestação.
Com o corpo em movimento, os músculos e as articulações se fortalecem. Alguns cuidados, contudo, devem ser mantidos sempre: evite exercícios de alto impacto (como correr ou pular) e mantenha-se hidratada (água de coco é uma excelente opção).
Além disso, algumas atividades – como ioga e hidroginástica – ajudam o bebê a se posicionar corretamente no útero da mãe, facilitando o parto, e são especialmente recomendados por obstetras porque não produzem impacto nas articulações, nem na placenta. Caminhadas também são aliadas das gestantes, já que preparam o colo do útero para a passagem do bebê.
Claro, e tudo isso com o acompanhamento de um bom médico.