Experimente agora. Levante-se da cadeira e caminhe em seu local de trabalho. Se estiver em casa, saia para um passeio. O importante é sorrir aos que encontrar em seu caminho e você pode ganhar um sorriso de volta.
Talvez você nem perceba, mas o fato é que dar e receber sorrisos melhora o nosso humor e nos faz mais felizes. Com um sorriso, recebido ou dado, saímos um pouco de nós, nos doamos para o mundo e, assim, fortalecemos laços afetivos e de confiança. E mais, faça este outro teste: se acontecer de estar imersa em um problema difícil de resolver, pare um pouco e comece a sorrir para quem estar do seu lado. É provável que essa pessoa lhe retribua. Com um ato simples assim, paramos de olhar somente para as dificuldades. E, quando voltamos a encará-las, já estamos mais leves e aptas a resolvê-las.
É por isso que as chamadas terapias do riso têm sido usadas até mesmo em hospitais, com o auxílio de palhaços no combate a doenças nada engraçadas, como o câncer. Faz todo sentido. Mais que um esforço consciente em ver beleza na vida, o riso ajuda nosso corpo a produzir endorfina, uma substância que estimula a circulação sanguínea, trazendo bem estar e ajudando a liberar anticorpos, que são as defesas de nosso organismo. Nada mais saudável, portanto, do que rir. E, melhor: não nos custa nada, a não ser começar!