"Nenhum exercício vai fazer desaparecer a barriga, mas ajudar a fortalecê-la, sim", fala o professor de educação física Rodrigo Sangion, da assessoria esportiva BXR SportsLife, em São Paulo. Para se livrar da gordura, o certo é combinar alimentação equilibrada com atividade aeróbica. O ideal é fazer exercícios que acionem todas as partes da musculatura da barriga (abdominal reto, oblíquos e transverso).
Mas, se quer atacar diretamente a porção inferior do abdômen, inclua o exercício na prancha declinada e o com elevação de quadris.
Uma alimentação rica em fibras e pobre em gordura é importante para manter os níveis corretos do colesterol: HDL (o bom) acima de 40 mg/dl e LDL (o ruim) inferior a 110 mg/dl. Mas há outros fatores que interferem no equilíbrio dessa gordura circulante no sangue. Se um dos seus pais tem tendência a acumular LDL, por exemplo, você é um forte candidato a apresentar o problema.
Alteração na glândula tireoide e menopausa também ameaçam o equilíbrio do colesterol, assim como stress e sedentarismo. "Esses dois últimos fatores, típicos da vida moderna, têm alterado o colesterol até mesmo dos jovens, que ficam predispostos a doenças do coração", alerta Celso Cukier, nutrólogo do Hospital do Coração, em São Paulo.