De longe, o açaí lembra uma jabuticaba miúda. Mas, ao tocá-lo, parece um coquinho. A fruta se ramifica em cachos nos pés do açaizeiro, uma palmeira com cerca de 25 metros de altura e que brota nas regiões ribeirinhas da Amazônia.
Existe uma refeição interessante açaí no Pará, come-se açaí com peixe frito. No Pará, come-se açaí com peixe frito. Essa é umas das iguarias servidas no famoso Mercado Vê o Peso, em Belém. Em outras regiões no Brasil, o suco de açaí é preparado doce e gelado, tal qual sorvete numa tigela.
No verão, essa é uma das bebidas prediletas de quem pratica esportes – e, portanto, se cuida. Faz todo sentido. A cor roxa da fruta é uma das substâncias que conferem a ele a capacidade de combater os radicais livres, moléculas que prejudicam as células do nosso corpo. Ou seja, comer açaí ajuda a prevenir o câncer.
Além disso, a fruta também impressiona pela sua quantidade de cálcio e fósforo, minerais que atuam no fortalecimento dos nossos ossos. O único problema dessa frutinha poderosa é conter alto teor de gordura – mas gordura boa, que faz bem para o coração. Por isso especialistas recomendam não mais do que o consumo de um pote pequeno (300ml) do suco de açaí por dia.