Candidíase: como prevenir e tratar
Inflamação que ocorre na vagina, a candidíase é causada por um fungo que já habita a nossa flora vaginal. Quando temos uma baixa em nossa imunidade física, esse fungo se expressa em desequilíbrio, causando irritação. As grávidas, por exemplo, cujas defesas estão mais vulneráveis, dificilmente irão escapar de uma candidíase durante a gestação.
A umidade característica da região íntima feminina favorece a presença desse fungo. “Por isso mesmo, uma das formas de prevenir a candidíase é arejar essa região”, adverte a médica ginecologista Patrícia de Rossi. No verão e nos dias quente, privilegie o uso de saias e vestidos.
A boa notícia é que a candidíase não é uma doença grave. Os sintomas são fáceis de serem reconhecidos: coceira, ardência, além de um corrimento semelhante a leite coalhado. “Dores durante as relações sexuais também são comuns”, explica Patrícia de Rossi. Quando aparecerem esses sintomas, “não hesite nem espere, procure o seu médico ginecologista”, adverte. Diagnosticada a candidíase, ele irá tratá-la, receitando o uso local de uma pomada que fará os incômodos desaparecerem rapidamente.