O que faz seu coração disparar?
Enquanto movimenta 29 músculos da boca e do pescoço, um beijo apaixonado faz outro músculo lá no peito acelerar até uns 150 batimentos por minuto, aquecendo o corpo para, digamos, exercícios mais intensos. Muito diferente daquele beijinho na testa, com jeito de carinho de mãe ou de amigo, que aciona áreas do cérebro ligadas à sensação de conforto e segurança. Aí, ao contrário, o coração desacelera e fica calminho, calminho…
O que seria capaz de fazer seu coração ficar apertado?
Seja uma decepção que faz você engolir o choro, seja o estresse da rotina de trabalho, o aperto no peito tem dois culpados de nomes esquisitos: adrenalina e cortisol. Essa dupla de hormônios, que entra em cena para preparar o corpo para fugir literalmente da situação, tem o inconveniente de contrair seus vasos. Daí o sufoco, aquele nó na garganta – ou melhor, o aperto das artérias que passam por ali…
O que faz seu coração amolecer?
Ah, essa sensação imbatível de coração derretido tem a ver com a produção de endorfinas. Elas são liberadas pelo cérebro quando você está feliz da vida e provocam um relaxamento geral, ao pé da letra. O coração não fica imune. Ao contrário, é o primeiro a sentir o barato da felicidade.
Fonte: saude.abril.com.br