Também está em suas mãos melhorar a qualidade do ar e, assim, contribuir para a sustentabilidade do planeta:
1. Use menos o carro — Se os veículos são os grandes culpados por boa parte da poluição, não tem jeito: deixe o seu mais vezes na garagem. Proponha a amigos e vizinhos o rodízio de carona e use mais o transporte público — se na sua cidade esse sistema for muito deficiente, cobre dos governantes a melhoria. Ah, e vá a pé ou de bicicleta sempre que possível.
2. Escolha modelos menos poluentes — O.k., você realmente não pode abrir mão do carro. Nesse caso, procure adaptá-lo para o uso de fontes de energia mais limpas, como o gás natural. Regule sempre o motor e calibre os pneus uma vez por semana para diminuir a emissão de poluentes.
3. Fique de olho em quem polui — Hoje as multas para caminhões e ônibus poluidores são altíssimas. Anote a placa de quem emporcalha o ar e denuncie sem dó nem piedade à secretaria de meio ambiente do seu estado. Faça o mesmo com fábricas que emitem fumaça preta — um dos piores venenos para a saúde. No site você encontra telefones e endereços desses órgãos fiscalizadores.
4. Recicle o lixo — Ajude a transformar o que não serve mais para você em algo que será útil aos outros. A decomposição dos dejetos domésticos libera toneladas de gases.
5. Plante árvores — Faça isso sempre que puder e estimule seus amigos e vizinhos a imitá-lo.
Fonte: saude.abril.com.br