"A substância também ajuda a barrar uma parte dos raios ultravioleta A, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo câncer de pele", revela o dermatologista Humberto Ponzio, de Porto Alegre. Para ativar o poder bronzeador, o ideal é ingerir três cenouras diariamente. "O betacaroteno funciona ainda como se tingisse a pele internamente, mesmo na ausência de raios solares", esclarece o dermatologista José Carlos Greco, de São Paulo.
BETACAROTENO
E os suplementos?
Como não apresentam toxicidade, suplementos de betacaroteno têm sido receitados por alguns profissionais de saúde. "Há pessoas que não conseguem obter a quantidade do nutriente nas refeições", justifica o médico ortomolecular Fernando Flaquer, de São Paulo. Mas há polêmica: "Alguns estudos mostram que doses muito altas predispõem ao câncer e outros afirmam que, ao contrário, protegem contra essa doença", diz o médico e nutricionista Fernando Salvador Moreno, da Universidade de São Paulo.
O PERIGO DO EXCESSO DE ALIMENTOS QUE BRONZEIAM
O teste da palma das mãos
Para saber se você está ingerindo grandes quantidades de betacaroteno, observe a palma das mãos. Se ela fica amarelada, é sinal de acúmulo da substância. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta interromper a ingestão. "O betacaroteno também tende a se depositar mais em áreas oleosas, como a testa e as costas", explica Humberto Ponzio.
SUCO BRONZEADOR
Ingredientes:
• 1 copo pequeno de suco de laranja
• 1/2 beterraba crua e 1 cenoura média
Modo de fazer:
Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja. Se você quer um tom de pele bonito no verão, consuma os seguintes alimentos um mês antes de lagartear na praia: cenoura, abóbora, manga, espinafre, pimentão, brócolis, couve, melão, mamão papaia, tomate, beterraba e melancia
Cuidado!
Quem tem a pele muito clara deve controlar a dose de betacaroteno. Há o risco de surgir um tom amarelado artificial. Já nas pessoas morenas a coloração produzida pelo nutriente tende para o dourado.
Fonte: saude.abril.com.br