O programa de análise de resíduos de agrotóxicos de alimentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mostrou que, entre os 18 alimentos avaliados em 2010, o pimentão é campeão de irregularidades. Das 146 amostras, 134 (91,8%) apresentaram agrotóxicos acima do limite lícito e substâncias não autorizadas para a cultura.
No ranking dos vilões ainda aparecem o morango (63.4%), o pepino (57,4%), a alface (54,2%) e a cenoura (49,6%). "O dado preocupa. afinal, em longo prazo essa exposição eleva o risco de câncer, danos neurológicos, distúrbios hormonais, entre outros problemas", aponta Luiz Cláudio Meirelles, gerente-geral de toxicologia da Anvisa.
Livre-se dos inimigos
Ao manipular vegetais folhosos, exclua as folhas externas, mais expostas ao agrotóxico. Lave muito bem os alimentos e, depois, deixe-os de molho em água pura por 40 minutos. O ideal seria consumir frutas e legumes sem a casca - mas, como são bastante nutritivas, o jeito é caprichar na higienização.
Os orgânicos são a solução?
Segundo Luiz Cláudio, eles são mais seguros em relação à presença de agrotóxicos. Só que isso não significa que estão imunes à contaminação por bactérias, por exemplo. Então, nada de consumir antes de lavá-los.
Fonte: mdemulher.abril.com.br