
Com o travesseiro não é diferente. As opções são muitas, mas o importante mesmo é que ele preencha o espaço entre o pescoço e a parte de fora do ombro, que encosta no colchão. "O apoio, firme ou macio, deve dar suporte à cabeça sem deixá-la inclinar para cima ou para baixo", ensina Silmara.
Mas só há uma maneira de saber se aquele modelo grande e fofo da vitrine foi fabricado para ser seu companheiro ideal de todas as noites: testá-lo. E nada de colocar só a mão. É preciso repousar a cabeça para ter certeza do conforto. Só assim dá para sentir se o material afunda de mais ou de menos (confira nas ilustrações ao lado os tipos diferentes de travesseiro que você encontra nas lojas). "Uma escolha errada pode resultar em torções, inflamação dos tecidos e até problemas circulatórios", alerta a consultora do sono Renata Federighi, da Duoflex, empresa que fabrica travesseiros. No final das contas, a moral da história é uma só: "Com um bom travesseiro, um bom colchão e uma boa postura, a tranquilidade da noite está garantida", aconselha Silmara.
No que ficar de olho
Não basta apalpá-lo. Na hora de comprar, deite no modelo escolhido e fique ali por alguns minutos até ter certeza de que quer levá-lo para casa Espessura Quinze centímetros já seriam suficientes para proporcionar uma noite confortável. Altura da camaEla deve ficar no mínimo a 30 centímetros do chão. Essa distância garante uma ventilação adequada.
Estrado ou box?
O estrado ganha no quesito circulação de ar, o que evita irritações na pele provocadas pelo excesso de suor.
Tamanho
O colchão pequeno restringe os movimentos durante a noite. Confira abaixo as medidas ideais:Casal 1,38 cmSolteiro88 cm