Libere-se do peso
o necessário levar tudo isso dentro da bolsa? Tem certeza que vai usar todos esses tons batons? A agenda de páginas grande não pode ser menor? E o notebook e tablet, são mesmo imprescindíveis ir para lá e para cá carregando esses equipamentos?
A gente pode até não perceber, mas o peso da bolsa causa impacto em nosso corpo. Ombros sobrecarregados fazem com que o pescoço se desloque para equilibrar o corpo. Além disso, nossos ombros, para suportar a carga, tendem a se elevar, contraindo os músculos das costas que, ao longo dos anos, cansados, passam a não sustentar bem a coluna. Resultado: piora de postura.
Especialistas recomendam que o peso da bolsa não ultrapasse 10% da massa corpórea de quem a carrega. Distribuir o peso numa mochila é aconselhável, porém nem sempre desejável. A dica é usar bolsas com alças curtas que, próximas ao corpo, balançam menos e não desestabilizam nosso eixo de equilíbrio. Mas o principal, contudo, é restringir o que vai nesse acessório que, quanto mais leve, melhor. Se for preciso, opte em carregar livros e pastas nas mãos – como fazem os estudantes.