Comer bem no Nordeste do Brasil é sinônimo de traçar uma carne de sol no almoço ou no jantar. Com o avanço da idade, esse gesto tão cultural pode trazer o acúmulo de gordura no sangue e, o que antes era uma tradição, terá que mudar. Pois excesso de gordura no sangue é risco de enfarte na certa.
É chegada a hora de rever padrões e incluir novas formas de alimentação, que sejam mais condizentes com nosso cotidiano e necessidades do corpo. Isso se chama reeducação alimentar. Consiste em aprender novamente a comer, escolhendo os alimentos de forma saudável e adaptando o corpo a abandonar gestos pouco saudáveis, por mais enraizados que eles estejam em nossas vidas.
Mas não é preciso estar mal de saúde para avaliar a quantas andam suas escolhas alimentares. Afinal, quanto mais cedo você aprender e se adaptar a uma forma saudável de nutrição, melhor.
Para iniciar esse aprendizado, procure ajuda de um nutricionista. Pois só esse profissional poderá identificar o que está equivocado em seu cardápio. Ele também irá lhe ajudar a encontrar um equilíbrio entre antigos e novos hábitos alimentares, respeitando seus gostos prediletos.
Algumas dicas simples, contudo, podem ser seguidas, pois só fazem bem. Substitua refrigerantes por sucos naturais. Evite frituras. Tome ao menos oito copos de água por dia e inclua em sua dispensa alimentos integrais. São gestos simples, mas que já fazem uma diferença e tanto para a sua saúde.