Passada a estação mais quente do ano, em que em alguns dias era um sacrifício até mesmo caminhar pelas ruas, enfim chegam as estações com temperaturas mais amenas. Sendo assim, fica mais agradável desligar o ar condicionado e enfrentar uma academia. Principalmente para as gestantes que, por questões hormonais, sofrem mais com o calor ardente do verão, essa é uma boa época para se exercitar.
A prática de atividades físicas é cada vez mais indicada para mulheres grávidas. É claro, sempre com muita supervisão. “A gestante precisa, acima de tudo, ser acompanhada pelo seu médico e por um profissional de educação física”, explica Marco Antônio Ferreira, fisiologista da Academia da Praia.
De acordo com o especialista, as grávidas têm um aumento da massa corporal, o que muitas vezes causa problemas posturais. Ao longo da gestação as dores nas costas costumam aumentar. Para elas é ainda mais difícil fazer exercícios físicos, por isso precisam da orientação constante dos profissionais.
Vale ressaltar com relação às atividades praticadas pelas gestantes, que todas devem ter prescrição individualizada, respeitando sempre algumas regras: os exercícios devem ser de baixa intensidade e exigir pouco esforço, a frequência cardíaca deve ser acompanhada, deve se levar em conta o nível de cansaço e qualquer mal estar deve receber a devida atenção.
Então, ao invés de embarcar na preguiça que chega junto com o inverno, por que não aproveitar a temperatura mais amena para se dedicar ainda mais a ter uma gestação saudável? As atividades corporais são parte importante!