Cérebro
Depois do exercício, produz e libera endorfina, um neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar. Essa droga natural também contribui para o aumento da disposição e da tolerância ao esforço físico, o alívio de dores e stress e a melhora do sistema imunológico.
Coração
Fica mais resistente e e ciente. A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o órgão) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. Tudo isso afasta o risco de
aterosclerose (estreitamento de vasos por placas de gordura) que leva ao infarto.
aterosclerose (estreitamento de vasos por placas de gordura) que leva ao infarto.
Pulmões
Trabalham com mais eficiência, porque o exercício melhora o desempenho dos músculos envolvidos no processo respiratório (intercostais, abdominais e dorsais) e expande a capacidade da caixa torácica. Respirando mais e melhor, você expulsa o ar residual que fica "preso" nos pulmões de gente sedentária e oxigena todos os tecidos do corpo.
Músculos das pernas
Correr regularmente aumenta o número e o volume das fibras musculares, que ganham força, resistência e capacidade de contração.
"A cada seis semanas, durante uma semana, diminua pela metade o ritmo em que costuma correr e a distância percorrida. Isso ajuda seu corpo a se recuperar do esforço e afasta o risco de lesões."