segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Evolução na corrida: respeite seus limites

1. NA PISCINA 

Pode parecer estranho, mas correr e andar dentro da água são boas maneiras de fortalecer a musculatura sem forçar as articulações. No caso, a ausência de impacto traz segurança para quem ainda não está acostumado a se exercitar regularmente. É, no mínimo, um ótimo jeito de começar, antes de dar passadas no seco. 

2. NA ESTEIRA 
O aparelho sempre deve vir antes da rua porque desenvolve a musculatura com um menor impacto sobre os ossos, avalia o fi sioterapeuta Helder Montenegro. E esse exercício, sobretudo se praticado sob supervisão de um especialista, fortalece o sistema cardiovascular sem expô-lo a grandes perigos. 

3. NA RUA 
Quando a musculatura e o coração estiverem condicionados, faça treinos outdoor. Eles são uma ótima pedida, principalmente para quem quer tirar proveito dos raios de sol em horários adequados, bem entendido e evitar a osteoporose. Mas, de vez em quando, um treinamento na esteira, só para relaxar, não faz mal a ninguém. Para evitar a monotonia, se ela estiver na sua casa, experimente instalá-la na frente de um DVD e alugue um bom fi lme, nem que seja para assistir em partes.