sábado, 22 de junho de 2013

Queimaduras

Embora se intensifiquem na época das festas juninas, queimaduras ocorrem todos os dias do ano. É importante saber o que fazer nesse tipo de acidente
 
Quando as festas juninas se aproximam, os pais recomendam aos filhos cuidado com fogueiras e fogos de artifício. Mas o perigo das queimaduras ronda as pessoas durante os 365 dias do ano. Estimativas mostram que 70% dos casos ocorrem em casa, principalmente dentro da cozinha. E as principais vítimas são as crianças menores de 10 anos. Nas grandes cidades, cresce o número de queimaduras por produtos químicos e choques elétricos. O ideal é prevenir. Em caso de acidente, aja com rapidez. Quanto melhor for o tratamento inicial, menores serão os riscos e as sequelas.
 

O que é o grau da queimadura?

É a profundidade atingida pela lesão. 

No 1º grau, apenas a epiderme (a camada mais externa da pele) fica comprometida. Ocorre um processo inflamatório caracterizado por vermelhidão e dor. A pele leva de três a quatro dias para se regenerar. 

Nos casos de 2º grau, a epiderme e parte da derme (camada imediatamente abaixo) são atingidas. Surgem as bolhas, formadas pelo líquido que extravasa dos vasos sanguíneos. A pele se regenera parcialmente dentro de cerca de quinze dias.

No 3º grau, há a destruição total da epiderme e da derme. A pele da área queimada morre e o sangue coagula, formando uma espécie de crosta. Sem derme, não há regeneração. Um quarto tipo seriam as lesões que atingem ossos, músculos e tendões.
Fonte: saude.abril.com.br