Os limites do seu corpo
Um número cada vez maior de pessoas vem sofrendo de um mal antes acometido apenas entre atletas: o overtraining. Trata-se do excesso de exercícios físicos, que pode acarretar danos físicos e psicológicos. Esse excesso é perigoso porque, antes de tudo, pode causar lesões sérias – como distensões de ligamentos e músculos.
Mas há também outros sintomas que podem aparecer com a prática de atividade física em demasia: perda de apetite, de peso e de massa muscular, além de insônia, fadiga, irritação e disfunções hormonais. Resultado: cotidiano difícil e compromissos mal realizados.
Por isso, se você pratica atividades físicas, esteja atenta e lembre-se de que – em tudo – o equilíbrio é a melhor medida. Respeite os limites do seu corpo. Quando se sentir cansada e achar que está exigindo demais de si, descanse. Todo treinamento requer repouso para que o corpo recupere as energias.
Lembre-se: noites bem dormidas são essenciais para quem pratica exercícios físicos diariamente. Momentos de diversão, também. E, importante: alternar atividades vigorosas com outras mais leves é aconselhável.